“Crie um significado comum”

Inna khamitova leu para nós o livro de John Gottman “Mapa of Love”.

John Gottman “Mapa do Amor”

John Gottman, psicólogo da família americana, professor da Universidade de Washington (EUA), um dos fundadores do Instituto para o Estudo de Casamento e Relações em Seattle. “Love Map” é seu primeiro livro traduzido para o russo.

“O livro é baseado em um famoso estudo das relações de parceiros no casamento conduzido por John Gottman em 1999. Voluntários, casais de diferentes idades, viveram por algum tempo sob a observação de câmeras de vídeo. Os psicólogos conversaram com cada um dos cônjuges e parallelly registraram os parâmetros que não foram observados pelo olho: pressão, ritmo cardíaco, fluxo sanguíneo, leucócitos sanguíneos, umidade da pele e várias funções imunológicas do corpo. A análise das gravações em vídeo, os resultados da medição e as entrevistas pessoais permitiram que Gottman formulasse os princípios básicos de um casamento feliz e até preveja os primeiros minutos de observar o casal, quanto tempo durará essa união. É curioso que John Gottman, de fato, provou que as leis das relações harmoniosas que antes (empiricamente) foram descobertas por Psicólogos familiares de destaque Virginia Sátira, Salvador Minukhin, Mari Selvini-Palatzolli. No livro, ele define os fundamentos e princípios da comunicação humana: como começamos a se comunicar, como mantemos as relações, como nos comportamos em conflitos. Ele refuta muitos mitos sobre casamento:

viagra preço

“O casamento livre de conflitos é bem -sucedido”, “as relações românticas do lado são a causa do divórcio”, “homens e mulheres nunca se entenderão”. Ou isso: “Neurose certamente destruirá o casamento”. Isto é, se um dos parceiros tiver problemas pessoais, então a família definitivamente se separará. Concordo com o autor que parceria com neurose complementar (pessoa super versada e irresponsável, “pai” – “filha”, “mãe” – “filho”) pode realizar com sucesso suas diferentes necessidades no casamento.

Listando os princípios do casamento forte, Gottman escreve sobre coisas óbvias, que muitas vezes esquecemos. Sobre o quão importante é ser amigo e passar um tempo juntos. Mostrar ternura, ser capaz de admirar. Não se ofenda com as ações incompreensíveis do parceiro, mas tente descobrir que eles ainda estão liderando. Compartilhe suas experiências – qualquer! Finalmente, é muito importante em algum momento entender que um ente querido nunca vai mudar e aceitá -lo com suas fraquezas. Obviamente, aqueles que estão cheios de ressentimento, que vêem outro atacante em outro, e em si – a vítima, provavelmente, requer a ajuda de um psicoterapeuta da família. Mas este livro será útil para os parceiros abertos ao diálogo. A análise das situações descritas aqui, recomendações, testes, é claro, os ajudará a criar um mundo comum e encontrar um significado comum “.

Tags:

Leave a comment